Skip to content

Alterar o Terminal Padrão do Gnome 3

sex, 2013/04/12

Ao instalar o Gnome 3, por padrão o terminal utilizado é o gnome-terminal. Ele é muito bom, já o utilizei muito, mas sempre tem aquelas pessoas que preferem usar um software diferente do padrão. Eu mesmo, atualmente, prefiro utilizar o terminator. Para mudar o padrão, primeiro é necessário instalar um outro terminal. Por exemplo, para instalar o terminator no Ubuntu:

sudo apt-get -y install terminator

Depois temos que configurar o Gnome 3 para que utilize o terminal desejado. Há duas formas de fazê-lo, utilizando o aplicativo gráfico dconf-editor ou utilizando o comando gsettings. Com o comando gsettings, podemos visualizar o padrão configurado:

gsettings get org.gnome.desktop.default-applications.terminal exec

Para definir outro padrão, como exemplo o terminator, primeiro utilizamos o comando abaixo para descobrir o caminho até o binário de execução do terminal desejado:

which terminator

No Ubuntu teremos como retorno /usr/bin/terminator, o que será utilizado como parâmetro para o próximo comando, responsável por editar a chave exec:

gsettings set org.gnome.desktop.default-applications.terminal exec "/usr/bin/terminator"

E para modificar os argumentos passados para o terminal padrão, temos que editar a chave exec-arg. Para o terminator basta usar o argumento -x, o qual já vem pré-definido, mas para outros terminais você pode querer passar outros argumentos. Exemplo de uso:

gsettings set org.gnome.desktop.default-applications.terminal exec-arg "-x"

Utilizando o dconf-editor, configure de forma semelhante à imagem abaixo:

dconf-editor

Depois das modificações necessárias, o terminal padrão do Gnome 3 estará modificado e ao utilizar as teclas de atalho CTRL+ALT+T será aberto, neste caso, o terminator e não mais o gnome-terminal. Este padrão funciona para todo o ambiente gráfico Gnome 3, inclusive para o Nautilus com a extensão nautilus-open-terminal, conforme descrito no meu post anterior Abrir Terminal em Determinado Diretório do Nautilus.

Anúncios

From → GNU\Linux, Ubuntu

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: